2. O jardim das fragrâncias.
Jardim dos cheiros e do tocar, na tradução literal do alemão.
Este jardim foi construído em 1984, com a intenção de permitir aos cegos experimentar a diversidade das plantas através dos seus diferentes cheiros e texturas, sendo os canteiros elevados à altura das mãos de quem percorre os seus caminhos.
Jardim dos cheiros e do tocar, na tradução literal do alemão.
Este jardim foi construído em 1984, com a intenção de permitir aos cegos experimentar a diversidade das plantas através dos seus diferentes cheiros e texturas, sendo os canteiros elevados à altura das mãos de quem percorre os seus caminhos.
De entre as plantas aromáticas ali dispostas refiram-se as violetas (Viola odorata), a aspérula-odorífera (Asperula odorata), o cálamo-aromático (Acorus calamus), a salsa (Petroselinum sativum), a erva-cidreira (Melissa officinalis) e outras dos géneros Salvia, Heliotropium, Lantana, Sassafras, Daphne, Pelargonium (sardinheiras) e Paeonia. Muitas dessas plantas são de origem mediterrânica.
Os sons da água corrente, proporcionados por alguns pequenos repuxos, e da passarada, cuja concentração é favorecida pelas densas pérgulas, complementam as experiências sensoriais que podem ser usufruídas neste pequeno jardim.
Ao contrário do que sugerem, ou afirmam, diversos autores e “especialistas”, este tipo de jardim não tem origem nos hortos medievais, nem nos jardins das medicinais, nem nas hortas domésticas (jardines de hierbas, jardin potager, kitchen garden). Históricamente, só podemos encontrar referências a este tipo de distribuição intencional dos cheiros, das texturas e dos sons nos jardins persas e, posteriormente, nos jardins mouriscos da península ibérica, estes por sua vez muito influenciados pelos persas após a invasão árabe da Pérsia no século VII, durante a expansão islâmica.
2. Fragrance and touch garden.
This garden was built in 1984 to enable visually disabled people to appreciate the diversity of plants trough their fragrances and textures. For this purpose, the plants are grown in beds raised to the height of the hands of those who walk along the garden paths.
Among the plants there presented we have to refer the violets (Viola odorata), the woodruff (Galium odoratum), the parsley (Petroselinum sativum), the lemon balm (Melissa officinalis) and diverse species of the Salvia, Heliotropium, Lantana, Sassafras, Daphne, Pelargonium and Paeonia genera.
Many of these plants are from the Mediterranean.
The sounds of running water and bird singing coming from some small fountains and dense pergolas complete the sensorial experience that this garden has to offer.
Rather than suggest or state several authors and “specialists”, this type of gardens does not originate in medieval gardens, or in medicinal gardens, or in kitchen gardens. Historically, we can only find references to this kind of intentional distribution of scents, textures and sounds, in the Persian gardens and later in the Moorish gardens, these on their turn very influenced by the Persian after the Arab invasion of Persia during the VII century Islamic expansion.
Among the plants there presented we have to refer the violets (Viola odorata), the woodruff (Galium odoratum), the parsley (Petroselinum sativum), the lemon balm (Melissa officinalis) and diverse species of the Salvia, Heliotropium, Lantana, Sassafras, Daphne, Pelargonium and Paeonia genera.
Many of these plants are from the Mediterranean.
The sounds of running water and bird singing coming from some small fountains and dense pergolas complete the sensorial experience that this garden has to offer.
Rather than suggest or state several authors and “specialists”, this type of gardens does not originate in medieval gardens, or in medicinal gardens, or in kitchen gardens. Historically, we can only find references to this kind of intentional distribution of scents, textures and sounds, in the Persian gardens and later in the Moorish gardens, these on their turn very influenced by the Persian after the Arab invasion of Persia during the VII century Islamic expansion.
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